CONCATENANDO ÁUDIOS COM SCRIPTS. VSCODE E DAVINCI RESOLVE




Hoje nós vamos aprender a concatenar áudios, concatenar significa juntar vários áudios. Por exemplo: vamos supor que você tenha vários áudios, e precisa inserir um outro áudio específico no começo desses vários áudios como uma vinheta ou um silêncio de alguns segundos, no começo ou no fim dos áudios. É isso que vamos aprender a fazer.


Vamos aprender também a trabalhar com regex no VsCode e extrair palavras chaves de um texto qualquer.


Vamos aprender também a transcrever áudios para textos usando o Google Docs.


Se você pretende fazer o mesmo que eu fiz no vídeo acima, aproveite e já  instale os seguintes programas abaixo no seu Linux. Eu estou usando o Linux Mint 20.1, mas creio que vai funcionar em qualquer versão baseada em Debian, Ubuntu e seus derivados ou em qualquer versão do Linux com algumas pequenas adaptações.

Abra o seu terminal e cole os comandos abaixo sem as aspas:


Instale o paprefs: Ele serve pra você e o Google Docs ouvirem o áudio ao mesmo tempo. Sem ele instalado você vai ter que conectar um cabo p2 stereo na saída do seu autofalante e na entrada do microfone. E mesmo assim só o Google Docs vai conseguir ouvir o áudio. Pra chamar esse programa digite na busca "Preferencia do Pulse áudio" sem as aspas.

"sudo apt install paprefs"

instale o FFmpeg:

“sudo apt install ffmpeg“


instale o Sox

“sudo apt install sox”


Instale o YouTube-dl

instale o youtube-dl aqui


Instale também o VsCode da Microsoft no seu Linux: Pesquise na internet como instalar no seu Linux.


Se você não sabe criar um script clique aqui nesta postagem.


Se você quiser, use o mesmo nome que eu usei em cada script, pois isso vai facilitar a familiarização com o processo. Aproveite e crie a mesma estrutura de pastas


Crie uma pasta chamada "Audio" dentro de qualquer pasta sem as aspas, eu coloquei na pasta Vídeos, e dentro dela uma outra chamada "video_audio_novalinha" e dentro dela outra chamada "normalize" e dentro dela outra chamada "normal"


O endereço no seu explorador de arquivos deve ficar assim: Vídeos/Audio/video_audio_novalinha/normalize/normal


Vamos ao primeiro script. Lembrando que as linhas que começam com uma # (hashtag) são ignorados,  servem apenas para comentários


Pra não ficar muito poluído, eu criei uma nova postagem nos link abaixo com os scripts, é só acessar cada um, copiar e criar os scripts.sh


Coloque esse script na sua pasta Vídeos baixar_playlist_youtube.sh: Esse script baixa vídeos que estão dentro de uma playlist no YouTube


converter_video_audio.sh:  Esse script convert todos os  vídeos.MP4 em arquivos.wav


Renomear arquivos:

Esse script, deixa apenas o número nos nomes dos áudios e apaga todas as letras


#!/bin/bash
rename 's/^(\d+)(.+)\.wav/$1.wav/' *.wav
./2concata_video_wave.sh

Coloque este script na pasta Audio: 2concata_video_wave.sh: Esse script insere no começo de cada áudio o  áudio: Vídeo 1, Vídeo 2 em seus respectivos arquivos, por exemplo o áudio 1.wav vai receber o áudio que tem a frase com a palavra video-001.wav,  O áudio 2.wav vai receber o áudio que tem a frase com a palavra video-002.wav E assim por diante. Esses áudios estão na pasta vídeos.


Coloque este script também na pasta Audio: 2concatena_wav.sh:  esse script insere o áudio no final de cada arquivo.wav o áudio que tem a palavra novalinha.wav


Coloque este script na pasta video_audio_novalinha: 3concatena_wav.sh: Esse Script concatena o áudio novalinha.wav no final de cada áudio(Ou seja, ele insere no final de cada áudio esse áudio para o google docs entender que é pra pular uma linha)


Coloque este script na pasta video_audio_novalinha: normaliza.sh: Esse script serve para normalizar todas as faixas de áudio, deixando-as com volume um pouco mais alto e mais nivelado.



png_audio.sh: Esse script joga todos as ondas de cada áudio em uma foto.png. Isso Vai facilitar você ver essas ondas sem ter que abrir todos os áudios.


Por fim na pasta normalize coloque este script normalizar.sh com o texto


#!/bin/bash
sleep 3
cd normal
ls | while read file; do newfile=`echo $file | awk -F . '{print $1 ".wav"}'`; echo $newfile; mv $file $newfile;
done;
exit

















Comentários