DUAL BOOT-CONFIGURANDO O GRUB PRA SALVAR O ÚLTIMO SISTEMA ESCOLHIDO

Se você é como eu e ainda usa dual boot no seu computador, é uma boa opção você aprender a configurar o grub pra salvar esse último sistema operacional que foi selecionado.

E pra conseguir fazer isso você vai precisar de ser o superusuário ou pedir a quem for o superusuário do linux a fazer essa mudança, mas não se preocupe, é bem fácil.

ANTES DE QUALQUER ALTERAÇÃO NESSE ARQUIVO FAÇA UMA COPIA DELE EM ALGUM LUGAR QUE VOCÊ SAIBA ENCONTRAR FACILMENTE. QUALQUER PROBLEMA OCASIONADO POR ESSAS MUDANÇAS SÃO DE SUA RESPONSABILIDADE.

Os comandos que podem ser executados pelo superusuário começam com a palavra "sudo" sem as aspas.

Vamos lá, abra o terminal do linux da sua distribuição, no meu linux é só apertar as teclas Ctrl + Alt + T, em seguida digite a linha abaixo SEM esse dólar "$" que está entre aspas. No seu terminal esse dólar vai aparecer do lado esquerdo de onde você vai digitar o comando. Isso é só pra você poder enxergar o que está nesse terminal com os olhos um pouco mais atento.

Onde está a palavra nano pode ser substituído por qualquer outro editor de texto da sua distribuição linux.

Digite ou copie e cole linha abaixo atento ao simbolo do dólar no terminal e dê enter. Se estiver tudo certo então vai aparecer um texto com várias informações.

$ sudo nano /etc/default/grub


Procure a linha GRUB_DEFAULT=0


Mude essa linha para:

GRUB_DEFAULT=saved

Logo em baixo dela acrescente a linha:

GRUB_SAVEDEFAULT=true


Depois de editado o meu grub ficou assim com as 2 primeiras linhas

GRUB_DEFAULT=saved

GRUB_SAVEDEFAULT=true


Observação: Atente-se a digitar o que está em maiúsculo mantendo em maiúsculo, e o que está em minusculo faça o mesmo, mantenha em minusculo.

Se achar difícil copie o texto acima e cole no seu grub.

Pronto

Agora é sair do grub salvando. Ele deve voltar ao terminal. Agora digite o comando como superusuário

Lembrou do dólar? Não digite o dólar. Digite:

$ sudo update-grub


Se deu tudo certo ele vai mostrar algumas letras como as abaixo e vai também mostrar os sistemas operacionais encontrados no seu computador, como por exemplo alguma versão do Windows que você tenha instalado em dual boot com o seu linux.

Sourcing file `/etc/default/grub'

Sourcing file `/etc/default/grub.d/50_linuxmint.cfg'

Sourcing file `/etc/default/grub.d/init-select.cfg'

Generating grub configuration file ...

Então é isso, se tudo estiver correto ao escolher uma das opções no momento do boot ela ficará salva e estará selecionada automaticamente, e pra mudar essa escolha é só selecionar outro sistema operacional no momento do boot.






Comentários