Acessibilidade como clicar com o teclado numérico


Se você usuário do Linux, e sofre com a famosa lér(lesão por esforço repetitivo) e não pode usar o mouse para clicar, saiba que existe uma solução muito simples para contornar isso. Essa função no Linux é mais eficiente que a função que vem no Windows. No Windows você vai ter que apertar os atalhos Shift + Alt + Num Lock para ativar o “clicar com o teclado”, mas essa função no Windows, sofre com o inconveniente de não poder usar o famoso Arrastar e Soltar. Já no Linux não tem esse problema, pois ao ativá-la estará virtualmente clicando com o mouse físico, podendo arrastar e soltar apenas segurando a tecla 5 do seu teclado numérico.


Antes de qualquer coisa, leve em conta que eu ainda não sei como desfazer o comando, então use o por sua conta e risco. Ele funciona em qualquer sistema Linux base Débian.

Abra o terminal e cole o seguintes comandos em negrito

sudo aptitude install xkbset
setxkbmap -option keypad:pointerkeys

Após executar o comando acima a função já estará ativada, e agora quando você apertar o Shift + Num Lock a função estará acionada, e você poderá clicar apenas apertando a tecla número 5 do teclado numérico.

Para desativar a função aperte novamente o Shift + Num Lock.

Comentários