Como instalar e configurar a impressora EPSON L355 no Debian/Linux

Como instalar e configurar a impressora EPSON L355 no Debian para imprimir usando o cabo USB e Wi-fi?
Após ralar um pouco no Debian(Alguns anos sem mexer no Linux) finalmente consegui instalar a bendita.
Como não posso deixar de citar as fontes foi do link abaixo que peguei o tutorial:
Depois de baixar todos os drives para amd64, (pois meu debian roda no VirtualBox e criei a maquina 64 bits entao foi com essa configuração que rodei)


Veja os passos:
1- Habilitei no virtualbox na opção USB e adicionei a impressora epson L355, pois a mesma ja estava instalada no meu Windows 7 com o cabo USB plugado.

2- Rodei o Debian e Clickei na lançador K e escrevi a frase "Impressora" e apareceu a opção "Configuração de Impressoras", clickei nela e escolhi a opção "Nova impressora" e fui avançando escolhendo a empresa EPSON e o drive L355 . Após avançar todas as telas sem mexer nas opções lá estava ja instalada e pronta pra usar.

3-Comandos que é bom você executar para evitar dores de cabeça. Abra o seu terminal e cole os dois comandos abaixo:

sudo adduser seunomedeusuario lpadmin

sudo adduser seunomedeusuario lp
4-Como baixar os drives da impressora?

Digite o nome epson e escolha o linux. Na janela click e baixe todos os arquivos pra sua arquitetura i386(32bits) ou amd64(64bits) que tenha  no  final .deb (Ponto deb)no final, baixe e instale todos conforme seu sistema.

5- Como instalar os drives da impressora?

Digite: dpkg -i nomedopacte.deb exemplo: dpgk -i iscan_2.29.3-1 ~ usb0.1.ltdl3_amd64.deb

Legal, agora como fazer pra funcionar via Wi-fi ?

Simples, repita o passo 2, depois de finalizar este passo vai aparecer a impressora instalada, e no campo URL do dispositivo coloque assim: lpd://10.0.103 . Esse ip 10.0.103 é onde minha impressora está adicionada no wi-fi, e isso vai variar em sua casa pois seu roteador wireless pode ter outras configurações. Se você não está usando o virtualbox no windows, é possível adicionar a impressora usando o método WPS no seu roteador. Como? Aperte o botão WPS e deverá ter uma opção de luz no roteador dizendo que ele está ativa, em seguida aperte e segure o botão WI-Fi da impressora até a luz indicadora ficar verde sem piscar.

Espero que te ajude, se faltou instalar alguma coisa ou alguma mensagem de erro aparecer é só pesquisar sobre o erro na internet que pode ser algum pacote que não foi instalado.

Comentários

  1. Seguindo esses passos foi fácil resinstalar o meu lubuntu

    ResponderExcluir

Postar um comentário